Preliminarmente, devemos ter claro que a Igreja Católica, sempre em todos os tempos, tem a família como local privilegiado para o desenvolvimento do ser humano na complexidade da sua psique e das suas necessidades orgânicas.

Este sentido da família é testemunhado em algumas afirmações feitas pela Igreja Católica:

• A Família deve ser a “célula primeira e vital da sociedade”. (Familiaris Consortio 42)
  • “A família possui vínculos vitais e orgânicos com a sociedade, porque constitui o seu fundamento e alimento contínuo mediante o dever de serviço à vida: saem, de fato, da família os cidadãos e na família encontram a primeira escola daquelas virtudes sociais, que são a alma da vida e do desenvolvimento da mesma sociedade. (Familiaris Consortio 42)
  • A família ser “Igreja doméstica”. (Familiaris Consortio 55)

A Pastoral da Família é a ação da Igreja Católica em benefício da família, com o objetivo amplo de agir em favor do matrimônio e das famílias, diante das transformações que a sociedade vem testemunhando nos tempos mais recentes.

Assim, mediante encontros, vivenciam a Palavra de Deus meditando-a e colocando os seus ensinamentos nas atuais práticas de convivência familiar.

Neste contexto:

• Promove o fortalecimento da estrutura familiar.
  • Apoia a o restabelecimento dos laços familiares.
  • Reflete sobre a individualidade da pessoa no servir a família.
  • Coordena, organiza e realiza o Encontro Preparatório para a Vida Matrimonial – EPVM (“Curso de Noivos").

OBS.:

A Pastoral da Família reúne-se regularmente todos os domingos, participando da Missa das 8h30min e em seguida realizando sua reunião semanal.