Tem como objetivo cuidar da Ação Evangelizadora Provincial, a partir de Jesus Cristo, na perspectiva da missionariedade, alinhada ao Carisma Bertoniano.

Suas ações são:

1- Oferecer, aos Vigários Paroquiais e às Equipes da Pastoral da Ação Missionária das Paróquias Estigmatinas, subsídios para aprofundar a Teologia da Missão e refletir sobre as questões relativas à missionariedade e à espiritualidade missionária.

2- Auxiliar, os Párocos e Vigários Paroquiais das Paróquias Estigmatinas, a transformá-las em “Igreja, em estado permanente de Missão”, em “Igreja, comunidades de comunidades” e em “Igreja a serviço da Vida plena, em especial para os pobres”.

3 – Auxiliar, as Paróquias Estigmatinas, a constituírem as respectivas Equipes da Pastoral da Ação Missionária.

4 – Auxiliar, as Equipes, a elaborar o Plano Paroquial da Pastoral da Ação Missionária.

5 – Acompanhar e Avaliar a execução do Plano de Ação Missionária, das Paróquias.

6 – Realizar, uma vez ao ano, o Encontro, no CEP (Centro Estigmatino de Pastoral),  das Lideranças da Pastoral da Ação Missionária.

7 – Incentivar, os Párocos, os Vigários Paroquiais e as Equipes da Pastoral da Ação Missionária a realizar, na Paróquia, a “MISSÃO JOVEM”.

8 – Incentivar e valorizar a criação e a ação dos Círculos Bíblicos.

9 – Incentivar a que se incluam, no Plano Paroquial da Ação Missionária, ações relativas às Escolas, aos Presídios, às comunidades periféricas e aos diferentes setores governamentais e da sociedade civil organizada.

10 – Dar especial atenção à formação sobre a Teologia da Missão para os Leigos e, de modo mais incisivo, para os Grupos da Espiritualidade Estigmatina.