O homem é um ser social. Seu crescimento e desenvolvimento se realiza na sociedade, mediante as relações interpessoais e com o meio ambiente. Nos relacionamos basicamente por meio dos nossos sentidos, com grande ênfase pelo uso da fala, mas não só por ela. A Pastoral da Comunicação age exatamente dentro desta realidade.

Cabe a ela anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo e comunicar a Igreja de Cristo Católica, apontando a sua doutrina e suas ações. Neste contexto divulga informações e notícias que permitem formar a consciência cristã, nos diversos âmbitos da vida da sociedade.

Também desempenha um papel igualmente fundamental no ambiente interno da Igreja, ao promover a integração das diversas pastorais por meio de uma ação conjunta de comunicação, que permite a organização harmônica das atividades pastorais, bem como a disseminação dos trabalhos e realizações.

Para realizar sua missão se vale dos meios de comunicação, considerando a cultura de cada grupo, atingindo desta forma um maior público. Assim, dispõe de meios escritos (boletins, folders ...), falados (avisos, rádio ...)  e também por meio de canais eletrônicos (internet).

A Pastoral da Comunicação visa:

• Evangelizar por meio da comunicação;
  • Divulgar os acontecimentos aos fiéis, tanto os da Igreja quanto da sociedade em geral;
  • Unir a comunidade do Santuário através da comunicação.